Soluções Criativas em Negócios
Contate-nos! (12) 3145-4342
atendimento@agenciaestrategia.com

Facebook  Instagram

6 Estratégias para aumentar a presença digital da sua empresa

Investir em  marketing digital deixou de ser apenas uma opção para as empresas que querem continuar tendo sucesso no mercado. Muita coisa mudou nos últimos anos, e a presença online de uma marca passou a ser fundamental para que ela consiga sobreviver, principalmente considerando os novos hábitos de consumo.

Pense bem: quando você vai comprar um celular ou uma TV nova, por exemplo, você pesquisa sobre as melhores opções na internet e compara os modelos encontrados, não é? Pois esse tipo de atitude está cada vez mais automática.

É natural fazer uma busca online antes de comprar algum produto, e é por isso que a sua empresa precisa estar nos meios digitais — afinal, se o seu cliente está na internet, você também precisa estar lá.

Existem várias estratégias que podem aumentar a sua presença digital. No post de hoje, apresentaremos algumas opções para você. Confira!

1) AUMENTE A SUA PRESENÇA DIGITAL COM PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

A produção de conteúdo tem sido uma estratégia muito usada para aumentar a presença digital das empresas.

De acordo com a Hubspot, criadora do conceito de Inbound Marketing, o público não quer mais “ser comprado” com campanhas no imperativo (como a famosa “Compre Batom”). O interesse maior agora é se educar para conseguir tomar uma decisão mais bem pensada e menos impulsiva.

Por isso, o marketing de conteúdo é uma ótima opção para as empresas que desejam melhorar a sua presença digital. Ao contar com um blog seu negócio será capaz de criar conteúdo que ajude os seus clientes a solucionar as dúvidas e problemas que ele enfrenta no dia a dia, transformando a sua empresa em uma autoridade no assunto.

Além de ajudar sua empresa a conquistar melhores posições nas buscas do Google, o conteúdo produzido em seu blog será capaz de fazer que você se transforme em uma autoridade no assunto. Dessa maneira, seus clientes terão mais confiança em sua marca e nos produtos e serviços que você oferece, fortalecendo sua presença digital.

Por isso, se o seu público ainda estiver na fase de descobrimento do problema e consideração das soluções, é fundamental produzir conteúdos para ajudá-lo a encontrar as melhores respostas para os problemas dele.

2) INVISTA EM ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO NAS             REDES SOCIAIS

As redes sociais são ferramentas fundamentais para o relacionamento com os clientes. Elas estão presentes no dia a dia de milhares de pessoas em todo o mundo, e deixar de investir em estratégias de promoção nas redes sociais é abrir espaço para a concorrência.

Estar presente nas redes sociais é essencial para qualquer empresa que deseja melhorar sua presença digital, permitindo que ela interaja e responda às dúvidas que o seu público pode apresentar.

Mais do que falar sobre seu negócio e os produtos e serviços que ele oferece, participar das redes sociais é compartilhar conteúdo que seja de interesse de seu cliente, mesmo que isso não tenha relação direta com o que sua empresa apresenta.

O Starbucks, loja de café e outras iguarias, é uma das maiores referências no assunto, pois proporciona um excelente atendimento a seus clientes nas redes sociais.

A empresa soube utilizar todo o potencial das redes para se aproximar do público e construir uma relação de confiança e transparência — vale a pena conferir a página da marca no Facebook para entender como eles trabalharam!

3) CONSTRUA UMA ESTRATÉGIA DE SEO

Outra estratégia essencial para melhorar sua presença digital é o Search Engine Optimization, o SEO. Investindo nessa estratégia, você poderá garantir que sua empresa apareça nos resultados de busca do Google sempre que alguém procurar pelos produtos e serviços oferecidos por você, influenciando no seu número de vendas.

Para construir uma estratégia de SEO eficiente, é muito importante que você descubra quais são as palavras-chave fundamentais da sua empresa, e quais termos seu público tende a pesquisar, para otimizar o seu site on e off-page.

Crie conteúdos para o blog, considerando também essas palavras-chave, e aumente o alcance da sua empresa com essa otimização. Também é necessário garantir que o seu site, blog e e-commerce sejam responsivos. O algoritmo do Google mudou e agora apenas páginas que respondem à essa exigência aparecerão em pesquisas realizadas via mobile.

4) PROMOVA A SUA EMPRESA ATRAVÉS DE ANÚNCIOS

O investimento em anúncios também é interessante. Essa estratégia é responsável por atingir pessoas que já estão no momento de decisão de compra e que, ao pesquisarem por uma palavra-chave específica, acabam vendo o anúncio da sua empresa.

Para isso, também é preciso conhecer seu público, descobrir quais palavras-chave ele tende a buscar quando procura por um produto ou serviço como o seu e criar grupos de anúncio para conseguir atingir essas pessoas!

São várias as estratégias de marketing digital que você pode usar para aumentar a presença digital da sua empresa. Basta descobrir qual é mais interessante para o seu modelo de negócio.

5) PRODUZA VÍDEOS

Apesar de não serem novidade no mercado, os vídeos estão em alta. Seja pelo aumento na velocidade na internet, seja pelo desenvolvimento de novas tecnologias de streamming, os vídeos são ótimos aliados para as empresas que desejam melhorar a sua presença digital.

Por isso, invista na produção de vídeos para Snapchat, Youtube e Instagram, mostrando para os seus clientes curiosidades sobre sua empresa e seus produtos. Aproveite também de funcionalidades como o Facebook Live e os Hangouts do Google, ótimos para a publicação de webinars.

Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso de uma infraestrutura robusta para produzir vídeos de qualidade. Com a câmera de seu celular e um microfone já é possível criar materiais de qualidade, que ajudem sua empresa a se destacar no mercado.

6) NÃO SE ESQUEÇA DOS APARELHOS MÓVEIS

Outra tendência de marketing digital para os próximos anos é o marketing mobile, porque o número de pessoas que acessam a internet por meio dos aparelhos móveis cresce a cada ano, e, no Brasil, já representam mais da metade dos acessos à internet, segundo a Agência Brasil.

Por isso, essa é uma estratégia essencial para as empresas que desejam construir uma forte presença online. Ações como a criação de um site responsivo, que se adapta a qualquer formato de tela, e a criação de aplicativos para celular podem fazer toda a diferença em sua estratégia.

Ao garantir uma boa experiência de navegação para seus clientes, você vai permitir que ele encontre facilmente as informações que ele precisa, sem tomar muito de seu tempo.

Lembre-se que, oferecendo uma boa experiência para os visitantes de seu site, você vai mostrar que sua empresa se preocupa com a sua experiência de navegação, influenciando diretamente em sua presença digital.

E você, ainda tem dúvidas sobre o que deve fazer para aumentar a presença digital de sua empresa? Deixe seu comentário que nós vamos ajudar você a ter sucesso em sua estratégia!