Em tempos de alta competitividade e comunicação em tempo real, um dos maiores desafios das empresas é aproximar-se das pessoas e construir um relacionamento de valor. A boa notícia é que para esse desafio, hoje, nós temos excelentes metodologias e ferramentas.

Hoje, o investimento em comunicação já é, basicamente, obrigatório para a empresa que quer se destacar e se manter próxima do seu público-alvo e, também, dos seus clientes.

No entanto, como podemos fazer isso da melhor forma possível para atingir os resultados esperados

Temos muito a definir: como planejar e executar uma estratégia completa de marketing digital? Quais as melhores ferramentas para a gestão das ações? E como usá-las e explorar todo o seu potencial? 

 

ENTÃO VAMOS LÁ!

O Outbound é a estratégia mais antiga de vendas e alia campanhas na mídia tradicional com uma equipe comercial afinada. Campanhas de publicadas veiculadas no rádio e na TV, outdoors espalhados pela cidade, distribuição de flyers, dentre outras táticas, são usadas pelas empresas que adotam o outbound como técnica agressiva de marketing, com forte apelo comercial.

Diante da evolução tecnológica e das diferentes plataformas disponíveis, o Outbound não só resiste, como também tem sua estratégia fortalecida, com o uso de novos dados e ferramentas. O departamento de vendas, por exemplo, pode consultar mais informações sobre seus prospects na rede e, assim, fazer um atendimento com mais empatia, conquistando a confiança do potencial cliente e mais assertividade nas ações comerciais.

É claro que a empresa corre o risco de ter um nível de rejeição com esse tipo de abordagem, que conta, por exemplo, com uma equipe de telemarketing voltada para vendas. Mas, em muitos casos as estratégias de oubound marketing funcionam em larga escala. Além disso, quando se tem uma necessidade a curto prazo, o outbound marketing costuma ser mais eficaz e trazer resultados mais positivos.

 

 

Enquanto o marketing tradicional (outbound marketing) leva os produtos para o consumidor, o inbound marketing, primeiro, convida o potencial cliente para conhecê-lo, e, a partir daí, estabelecer um relacionamento com ele.

Em vez de oferecer propagandas e interrupções, o inbound marketing permite à empresa promover o engajamento do seu público, em um ciclo de cinco etapas. Aqui, quem procura a empresa é o cliente, e não o contrário.

 

Para fazer de forma correta , é preciso que estas etapas se complementem.

ATRAIR:

Em vez de gastar energia buscando pessoas que poderiam se interessar por seu negócio/mercado e produto/serviço, você investe esforços na construção de conteúdos relevantes e ofertas interessantes, e assim atrai muitas pessoas que, espontaneamente, se interessaram no assunto. Esta estratégia forma um público mais qualificado e engajado e, por isso, propenso a realmente consumir o produto. É possível atrair usando ferramentas como Blog, SEO, Links Patrocinados, Redes Sociais.

 

CONVERTER:

esta etapa complementa a atração. É aqui que os visitantes passam a ser nossos leads e, assim, entram no funil de vendas da empresa. Isso só acontece quando as pessoas deixam seu contato e outras informações relevantes em troca de um benefício, como uma oferta de material rico. Podemos usar dois tipos de ofertas:

  • Ofertas diretas: aquelas que estão mais diretamente voltadas à compra, como pedidos de orçamento, demonstração de software, teste gratuito, entre outras;
  • Ofertas indiretas: são focadas em estágios menos avançados da jornada de compra, ou seja, possuem o objetivo de educar e resolver problemas específicos dos leads. E-Books, webinars e ferramentas são alguns formatos comuns de ofertas.

 

RELACIONAR:

 O desafio desta etapa é relacionar-se com o lead e consolidar uma comunicação entre as pessoas e a empresa. Para fomentar esse relacionamento, podemos usar diferentes ferramentas de marketing digital: e-mail marketing, social media, remarketing, links patrocinados, entre tantas outras.

IMPORTANTE: Aqui, estamos no meio do funil de vendas e é indispensável que tanto os conteúdos quanto os contatos sejam muito relevantes. O segredo é oferecer conteúdos e ofertas personalizadas que estejam alinhadas ao perfil dos leads e, também, que atendam às dúvidas e problemas das personas.

VENDER:

 Depois de passar pelas três fases, o lead torna-se uma oportunidade de venda, ou seja, avançamos para a etapa de compra do Inbound Marketing.

Com o trabalho de qualificação prévia, pautado nos conteúdos oferecidos, o lead chega nesta fase com mais consciência sobre a importância do produto para a resolução do seu problema ou, simplesmente, o atendimento à sua necessidade. O ciclo do Inbound Marketing também ajuda a aumentar o ticket médio das compras. Afinal, um consumidor bem informado é capaz de reconhecer as vantagens de determinado produto/serviços e mais: de pagar por elas.   

 

 

ANALISAR:

Como o inbound marketing ganha vida com o marketing digital, um dos seus diferenciais é a avaliação precisa de resultados e a mensuração do retorno dos seus investimentos com base em fatos. 

As possibilidades analíticas do Marketing Digital realimentam todo o processo do Inbound Marketing. É possível monitorar cada ação que ocorre nas interações do seu público com seus sites, posts e campanhas. Com as ferramentas do Web Analytics, ao coletar e analisar os dados, podemos reverter o conhecimento obtido em otimizações e mudanças que permitam melhorar o Retorno sobre o Investimento (ROI).

DICA :

Em um cenário ideal, sempre que o seu orçamento permitir, busque mesclar as duas estratégias – outbound + inbound – para ampliar o alcance de suas ações.