Soluções Criativas em Negócios
Contate-nos! (12) 3145-4342
atendimento@agenciaestrategia.com

Facebook  Instagram

Faça de forma simples o Planejamento de Marketing Digital para sua empresa.

Faça de forma simples o Planejamento de Marketing Digital para sua empresa.

 

Indiferente se você esta (ou não) aplicando o Inbound Marketing, a criação do plano de Marketing Digital é um momento importante para a sua empresa, afinal nesse documento são registrados os objetivos e estratégias para serem aplicadas durante um período, por exemplo, durante um trimestre, semestre ou o ano novo.

Além disso, se você já tem um planejamento anterior é valido aproveitar e alinhar (ajustar, corrigir ou ampliar) as suas ações digitais, sempre considerando que a transcrição do que será realizado é caminho que possibilitará você saber depois se está no caminho almejado (ou não).

Por isso, no artigo de hoje iremos abordar tudo sobre a elaboração de um Plano de Marketing Digital, mostrando até um exemplo pronto de planejamento. Confira

O que é um Plano de Marketing Digital?

O plano consiste de um documento onde ficam registrados informações chave, como objetivo, concorrentes (diretos e indiretos), publico alvo (persona) ações que serão realizadas, redes sociais, ferramentas utilizadas e investimentos aplicados.

Aqui não iremos falar ainda de ROI, visto que o foco são ações que serão realizadas. Logicamente, considerar o Retorno sobre o Investimento será o “juiz” sobre em quais frentes continuar investindo, mas estamos considerando que você está realizando a criação do seu primeiro Plano de Marketing Digital e deixaremos esse assunto para um próximo artigo.

Um bom plano (direto e objetivo) é uma ferramenta importante de gestão para sua empresa, e muitos benefícios ficam evidentes. Assim, para um rápido debate listamos aqui os sete principais ganhos na realização dessa atividade:

1 – Traçar metas e objetivos para um determinado período;
2 – Ir além, citando o que fará para alcançar essas metas;
3 – Ter claro os números que quer atingir do funil de vendas no Inbound Marketing como Visitantes > Leads e Oportunidades;
4 – Criar uma visão clara de onde a empresa está inserida na competição do seu mercado e quem é o publico alvo;
5 – Justificar os investimentos de Marketing Digital para diretores e financeiro;
6 – Ter mapeamento do que foi proposto para revisar e avaliar posteriormente;
7 – Ter uma concentração da informação (todos saberem onde a empresa quer chegar).

 

As informações para o seu planejamento

Antes de registrar no documento considere já ter definido integralmente (ou com uma boa visão) de algumas informações importantes, tais como:

Defina suas Ofertas:
Explique em poucas palavras o que faz a sua empresa. Cuidado para não fugir do proposto e registrar, por exemplo, a história do negócio. Foque em descrever e deixar de modo objetivo (em poucas palavras) as ofertas e produtos comercializados.

Defina suas Personas:
Explique o público alvo da sua empresa, para quem serão comercializadas as soluções. Aqui, recomendamos que você utilize o conceito de Persona, ou seja, a criação de um personagem (com nome, idade, sexo, interesses e o seu cotidiano). Se você tiver dúvidas, pode consultar mais informações sobre personas em nosso site.

Defina suas Palavras-chave:
Registre ao menos 10 palavras-chave ligadas as suas ofertas. No Planejamento de Marketing Digital invariavelmente passaremos por frentes que estejam ligadas a formas como os internautas pesquisam produtos na internet, assim precisamos ter bem definido os termos ou palavras que quando buscadas seja importante a sua empresa estar bem posicionada nos resultados.

Além disso, as palavras irão ajudar no processo de criação de pauta de conteúdo, dos artigos para o blog. Você pode ler mais sobre esse assunto em nosso blog.

Definição de seus concorrentes:
Registre os principais concorrentes diretos ou indiretos. Aqui, voltamos tanto para a necessidade de uma visão clara do onde você está inserido no mercado, como funciona também (no momento de revisão do plano) para acompanhar e comparar como estava sua empresa na competição.

Caso queira saber mais como melhorar o planejamento e estratégias de marketing digital, fale com a gente!