Soluções Criativas em Negócios
Contate-nos! (12) 3145-4342
atendimento@agenciaestrategia.com

Facebook  Instagram Whatsapp

Descubra a importância do Marketing de relacionamento

Como o marketing de relacionamento contribui nos resultados da sua empresa?

Cada vez mais as empresas estão procurando novas estratégias para atingir os seus resultados. Isso pode ser percebido, principalmente, pelo aumento do investimento no marketing digital.

Isso porque, como pudemos ver nos últimos anos, os hábitos de consumo das pessoas mudaram e as empresas precisam se adaptar a essas novas oportunidades que surgiram no mercado.estrategia digital

Como é possível perceber, normalmente são adotadas diferentes estratégias de Marketing Digital, para garantir um melhor aproveitamento e, principalmente, resultados.

Quer entender um pouco mais sobre o que é o marketing de relacionamento e como ele pode ajudar a sua empresa? Confira!

O que é marketing de relacionamento?

O principal objetivo do marketing de relacionamento é como uma empresa pode criar e, principalmente, manter um bom relacionamento com os seus clientes. Para que isso seja feito, normalmente a empresa deve investir em um plano de fidelidade ou benefícios.

Como diversas empresas têm percebido, a grande sacada do negócio é fidelizar os seus clientes, tanto para que eles continuem retornando, como também para que ele se torne um propagador da sua marca.

Dessa maneira, além de uma publicidade gratuita, por indicações, as empresas também são beneficiadas pela confiança do seu público tanto na marca, como também em seus produtos e propósitos. 

Estratégias do marketing de relacionamento

Atualmente, existem diferentes estratégias para aprofundar o envolvimento da sua empresa com os seus consumidores.

E-mail marketing

Um dos principais é através de campanhas de e-mail marketing. Isso porque os emails podem ser personalizados, ou seja, é possível enviá-los em datas comemorativas, aniversários, feriados importantes.

Além disso, é uma maneira de fazer com que o cliente se sinta lembrado e, mais do que isso, que ele leve em consideração essa lembrança da empresa, pensando nela com frequência e sabendo que, quando o cliente precisar de um produto, vai procurar pela sua marca.

Da mesma forma, essa é uma ótima maneira de realizar pesquisas pós vendas e saber mais sobre a satisfação do consumidor, se o produto atingiu as suas expectativas ou até mesmo em quais pontos a empresa deve considerar como possíveis melhorias.

Redes sociais

Atualmente, a maioria das empresas já possui páginas nas principais redes sociais. Ainda assim, esse é um ponto que deve sempre ser lembrado quando falamos sobre melhorar o relacionamento com os seus clientes.

Para que essa estratégia seja bem-sucedida, é essencial que a empresa pense não apenas em o que vender para ganhar dinheiro, mas principalmente em como esse produto ou serviço pode ser relevante aos seus clientes.

As principais redes sociais atualmente são:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Twitter.

Entretanto, é sempre importante lembrar que não é essencial que uma empresa esteja em todas as redes sociais. Pelo contrário, ela deve estar apenas naquelas em que os seus clientes também estão.

Além disso, é essencial que a linguagem seja adaptada para cada mídia social, como uma maneira de qualificar a comunicação.

Da mesma forma, os conteúdos precisam fazer sentido para o seu público. Por exemplo, se o seu cliente procura sobre “como abrir um negócio com pouco dinheiro”, é essencial que sejam abordados estratégias para respondê-lo, assim como para garantir que ele continue retornando ao blog da empresa e que engaje nas redes sociais.

Programa de fidelidade

Com base nos dados dos seus clientes, é possível criar campanhas de marketing voltadas aos programas de fidelização, como uma maneira de garantir o retorno do seu consumidor.

Para o sucesso dessa estratégia, é importante desenvolver programas que surpreendem e agradam os seus clientes, de uma maneira que ele se interesse pela campanha produzida e considere aquilo benéfico para ele.

Sempre importante lembrar que as bonificações e benefícios oferecidos aos clientes não podem prejudicar o fluxo de caixa da empresa.

Alavanque os seus negócios!

O primeiro passo para investir nas estratégias de marketing de relacionamento em sua empresa é que você conheça bem os seus clientes. Dessa maneira, é possível oferecer exatamente o que ele precisa, como uma maneira de garantir a sua satisfação. 

As vantagens do marketing de relacionamento são muitas e podem alavancar o seu negócio de uma maneira positiva. Além disso, é possível perceber como a fidelização de clientes custa menos do que prospectar novos.

Afinal, os seus próprios clientes se transformam em grandes propagadores da sua empresa, dando mais autoridade a marca e garantindo novas vendas.

Pronto para colocar os seus conhecimentos em prática? Bons negócios!

Conteúdo produzido por Letícia Eleutério | Redatora no Meu Ideal