Imagine seu negócio sendo referência principal no seu mercado local e sua marca ser a primeira que aparece na mente dos consumidores.

É comum você criar uma marca pensando em apenas vender o seu produto e em como atrair mais pessoas para comprar seu produto. Afinal, o que queremos? Lucro. Isso não está errado, mas o pensamento pode ser melhor e mais bem direcionado.

Ainda existe muita confusão sobre o que é exatamente um branding, visto que há muitas definições.

Quando lançamos e colocamos uma marca em evidência, ela ser transforma em algo tangível e contem valores intangíveis, que devem estar presentes em sua identidade visual, nos pontos de contato com o cliente e em toda a sua comunicação com o seu público.

Na verdade, em décadas passadas, o branding era identificado como o nome, o slogan, o símbolo e o design de uma marca.

Hoje, ele representa tudo o que é relacionado ao negócio, do ponto de venda à comunicação.

O branding é capaz de colocar uma empresa no mapa, diferenciá-la dos competidores, construir sua reputação e promover para o público certo. Quando a estratégia tem sucesso, consumidores são capazes de associar a sua marca aos valores nos quais acredita.

Para ter esse resultado, é importante não só definir bem quais são esses valores que devem ser repassados para as pessoas, como também conhecer a fundo o mercado. Com o intuito de ajudá-lo a dar mais significado a tudo isso, acompanhe, a seguir, uma explicação sobre o branding, sua importância e estratégia.

O QUE É BRANDING

Primeiro, vamos esclarecer uma das confusões mais comuns com relação a esse assunto: campanhas e ações de branding não são o mesmo que marketing. Como o marketing é um conceito mais palpável, muitos pensam que o branding não é necessário.

Compreender o que o branding quer dizer é perfeitamente possível. Podemos assegurar que ele é a promessa que você faz ao seu público. Ele o ajuda a informar às pessoas o que elas podem esperar de você, dos seus produtos e serviços e diferencia as suas ofertas das dos concorrentes.

Como exemplo, considere a marca Audi. Você logo pensa no logotipo, mas também em carros luxuosos, confiáveis e bonitos. Audi é só um nome e um logotipo. A sua imagem, porém, representa como você se sente sobre a marca, do que ela faz você se lembrar e que sensação ela provoca.

Você não precisa ter uma Audi para saber disso. Isso é o branding, facilmente percebido em outras marcas com as quais convivemos diariamente: Coca-Cola, Cerveja Skol , Lojas Americanas, Supermercados Carrefour, etc.

COMO TRAÇAR UMA ESTRATÉGIA DE BRANDING

Para conseguir resultados significativos, uma boa estratégia de branding precisa de tempo e estrutura (ou valores). Você é a empresa inovadora do seu segmento? Ou a que tem mais experiência e transmite confiança? Seu produto custa caro com alta qualidade ou é a opção mais barata, mas ainda confiável?

Você não pode mirar em vários tipos de imagem – o ideal é ter um público-alvo e trabalhar para ser a principal escolha dele. Esses valores vão permear toda a identidade visual da empresa, bem como suas atitudes, comunicação, decisões, etc.

Sua estratégia de branding deve coordenar como, o que, onde, quando e para quem você vai comunicar e entregar suas mensagens de marca. Onde você veicula anúncios é parte disso, por exemplo.

Quando você é capaz de se reafirmar com os valores que pertencem ao seu negócio, o seu valor de marca cresce, assim como o de seus produtos e serviços.

Muito desse valor agregado vem da percepção emocional que as pessoas têm da marca. A Nike, por exemplo, associa seus produtos a atletas famosos com a intenção de que os consumidores transfiram emoções sentidas por eles para os produtos. Não basta oferecer calçados de qualidade.

  • A fim de começar a traçar sua estratégia de branding, faça as seguintes perguntas:
  • Qual é a missão da empresa?
  • Quais são os benefícios e a funcionalidade dos produtos e/ou serviços?
  • O que seus consumidores e potenciais clientes pensam da sua empresa?
  • Quais são as qualidades que você deseja que eles associem ao seu negócio?

Além disso, faça pesquisas. Aprenda quais são as necessidades, os hábitos e os desejos de seus consumidores atuais e dos que pretende atingir. Não se apoie apenas no que acha que eles pensam, mas no que você sabe que pensam.

A IMPORTÂNCIA DO BRANDING

Como você pode constatar, uma boa estratégia de branding pode aumentar o valor que seu negócio tem no mercado. A construção de uma marca forte muitas vezes leva tempo, mas os benefícios são muitos.

Por isso, não deixe de trabalhar bem na sua promessa de marca. Foque no público ideal e ofereça aquilo de que ele realmente precisa e da melhor forma. O branding define tudo o que a empresa faz interna e externamente e, por isso, é tão importante.