Aprenda a importância das personas
em suas estratégias de marketing digital.
A PERSONA é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Se você possui uma base de clientes, esse será o lugar perfeito para começar suas investigações. Mesmo que você tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que consumiram seu produto, alguns deles tendem a exemplificar a sua persona.
Uma dica importante é focar tanto em clientes satisfeitos quanto insatisfeitos. Em ambos os casos, você certamente aprenderá algo sobre a percepção do seu produto e quais desafios seus clientes estão encarando.
Por que persona e público alvo são diferentes?
Para que você possa entender na prática a diferença entre persona e público alvo descrevemos algumas informações que irão ajudar melhor esse entendimento.
PÚBLICO ALVO mulheres, de 22 a 40 anos, solteiros, graduados em marketing, com renda média mensal de R$ 5.500. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de esportes e leitura.
PERSONA João Pedro tem 35 anos, é publicitário recém-formado e autônomo. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora do país, pois adora viajar, é solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio. Está buscando uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem alunos estrangeiros.
Em um primeiro momento pode até soar muito parecido. Mas faz toda a diferença pensar em uma estratégia de marketing direcionada ao João Pedro e não a um extenso público-alvo.
Além do mais, não é preciso limitar-se a uma única persona, caso você ache que tenha segmentado muito a fundo. É comum que os negócios tenham mais do que uma persona definida. Porém, não exagere. Se uma persona pode limitar muito seu público, muitas personas podem fazer com que sua estratégia perca o foco.
A importância de se criar uma persona?
A criação de personas é um passo fundamental na construção de uma estratégia de marketing digital de resultados. As personas são criadas para que, mensagens certas, sejam enviadas para as pessoas certas e, com isso, haverá uma maior e melhor chance de acerto.
Sem uma persona definida, é possível que em alguns casos sua estratégia se perca e você acabe falando inglês para quem só entende italiano. Ou promovendo cervejas para quem é adora vinho.
Sendo assim, enumeramos alguns motivos que provam a importância da criação de personas para seu negócio:
- Determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;
- Definir o tom e o estilo de seu conteúdo;
- Ajudar a desenhar suas estratégias de marketing apresentando o público que deve ser focado;
- Definir os tópicos sobre os quais você deve escrever;
- Entender onde os prospectos buscam suas informações e como eles querem consumi-las
Veja algumas perguntas que lhe ajudaram a definir uma persona.
- Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
- Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor?
- Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoal quanto profissionalmente)?
- Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
- Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
- Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
- Quem influencia suas decisões?
Construindo uma Persona
O próximo passo é detalhar o perfil da persona a partir das respostas obtidas. Com isso, você poderá unificar as informações e elaborar o personagem em um documento a ser disponibilizado para todos na empresa que possam se beneficiar do estudo que você fez.
Algumas perguntas que podem definir as personas aqui na Agência:
- Sexo
- Idade
- Cargo/Ocupação
- Ramo de atividade
- Nível de escolaridade
- Meios de comunicação utilizados para receber informações
- Quais as metas e objetivos da persona?
- Quais as dores dessa persona?
Elaboramos nomes para as personas, pois isso facilita os debates internos, colocando a persona como alvo: “Mas você acredita que o João Pedro se interessaria por isso?”.
Lembre-se de considerar também que a persona pode ser um visitante que acabou de chegar, que não conhece nem está procurando sua empresa, mas sim a solução para um problema – isso é bastante comum de acontecer em sites de empresas que utilizam o marketing digital.
Agora, pense em como pode ser a abordagem e a exposição do conteúdo relacionado ao seu mercado para esta pessoa?
Siga-nos!