Estratégia em negócios
Para se criar estratégia em negócios, precisamos ter a clareza e a definição sobre o que é estratégia, planos e táticas de comunicação.
A palavra estratégia vem do grego “strategos” a arte do general.
Estratégia em negócios pode ser definida como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos, postulados de forma a definir em que situação a organização se encontra, onde ela quer chegar? E que tipo de organização ela é ou deseja ser. O principal conceito a ser compreendido é nunca confundir estratégias de marketing com táticas de comunicação.
Por tanto, todo negócio precisa ter bem claro em seu planejamento, a definição de objetivos e metas a serem atingidos e conquistados, que podem ser feitas pelos sócios, diretores ou por uma consultoria.
A estratégia de marketing está diretamente associada ao posicionamento da empresa que se fixa na memória do cliente através dos produtos e serviços que atendem suas demandas. plano de comunicação é o passo seguinte. Após estudar e compreender o comportamento de compra do cliente, agrupa-se um conjunto de ferramentas e mídias formando um plano de comunicação. Este plano como objetivo propagar as mensagens para seu(s) público(s) através de um conceito criativo eficiente, que facilita a compreensão da mensagem e finalmente estimula a compra.
As estratégias em negócios são ferramentas de marketing e comunicação vem se sofisticando dia a dia na busca pela personalização e engajamento com o cliente.
É essencial ter uma estratégia de comunicação eficaz e adequada à realidade de cada empresa, pois são os conjuntos de decisões integradas que permitem à empresa atingir os objetivos esperados, bem como os meios a implementar para os concretizar e conquistar o sucesso.
Hoje em dia os anúncios em propagandas tradicionais criados pelas agências estão sendo reinventados por um acervo de conteúdos relevantes que através de diferentes canais, fazem a distribuição da mensagem chegar mais rápida e direta ao seu receptor, ou seja, conteúdos que geram conhecimento de forma simples e sintetizada criados e assinados por especialistas que emprestam sua credibilidade para a Marca.
O cliente, seja uma pessoa ou uma empresa, antes de comprar um produto ou contratar um serviço, pesquisa por credenciais, referências e testemunhais de clientes, o que justifica o engajamento pelo conteúdo relevante e a personalização das campanhas de marketing e comunicação.
O conteúdo agora é a alma do negócio
O cliente tem o controle sobre a informação que deseja receber personalizando, segmentando e regionalizando seus canais de comunicação. São leais às suas fontes de pesquisa: portais específicos, blogs e redes sociais.
Cada vez mais as estratégias de negócios serão uma extensão baseadas na experiência de compra do cliente. Se sua empresa ainda não utiliza um estratégia poderosa para promover o seu negócio, é hora de falar com a gente!
Siga-nos!