O marketing digital tem um papel fundamental na construção da marca, posicionamento e principalmente de vendas em todas as empresas. Se você tem uma pequena e média empresa, o marketing digital deve fazer parte do seu planejamento estratégico anual.

Para que você tenha ideia das possibilidades e oportunidades de negócio que o marketing digital oferece hoje, explicarei como sua empresa pode tirar ótimos benefícios e conseguir resultados fantásticos utilizando esta estratégia de comunicação.

Para ter uma visão clara de como isso é feito de forma orientada para o objetivo de gerar oportunidades e poder comparar com o que você tem feito na sua empresa, fizemos um resumo de todo o processo, e como você pode se aprofundar no tema que sua empresa precisa evoluir. Conheça as etapas sobre como funciona o comportamento do consumidor  durante a sua jornada de compra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1-  PRIMEIRA ETAPA seria a do Aprendizado e Descoberta

No início do processo o consumidor não sabe (ou não sabe muito bem) que tem um problema ou necessidade. Ele ainda está despertando o interesse para determinado tema e o objetivo da sua empresa é capturar a sua atenção para mais adiante fazê-lo perceber que ele tem um problema ou uma oportunidade de negócio.

Exemplo: Claudia é dona de um pequeno mercado. Como sua loja precisa renovar estoques frequentemente, ela procura na internet ajuda para organizar seu trabalho. Se sua empresa oferece um treinamento gratuito de controle de estoque, nesse momento poderia oferecer para Claudia posts de blog com temas como “Dicas de como organizar o estoque de sua empresa”. Como é um tema que ajuda no seu dia-a-dia, ela o encontra através da busca na internet ou por compartilhamentos nas redes sociais e se interessa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 –  SEGUNDA  ETAPA seria a do Reconhecimento do problema

Aqui o consumidor já se aprofundou um pouco mais no tema e percebe que tem um problema ou oportunidade. O objetivo aqui é “gerar” essa necessidade nele, ou melhor: revelar para ele um problema que ele tem, mas que ainda não sabia. A partir disso ele começa a pesquisar e estudar mais o problema e ir atrás de soluções para ele.

Exemplo: Claudia  começa a notar que tem dificuldade em controlar o estoque de sua loja e que precisa achar uma solução para facilitar sua vida. Ela então começa a procurar informações sobre como melhorar seu trabalho. Um post que sua empresa pode fazer seria “Como calcular o estoque ideal para sua empresa”. Ele também poderia ser um webinar sobre o tema ou até mesmo uma planilha modelo que ajudasse com a tarefa.

3 – A TERCEIRA  ETAPA seria a da Consideração da solução

Após pesquisar mais o comprador mapeou algumas soluções possíveis e começa a avaliá-las. Aqui é preciso que ele identifique o seu produto ou serviço como uma (boa) solução para ele. É interessante criar senso de urgência para que ele avance no processo e não deixe para resolver o problema depois (ou tenha tempo para ir atrás de outras soluções).

Exemplo: Claudia nota que calcular o próprio estoque pode ser algo complexo e demorado, e ela tem outras atividades para se ocupar. É hora de mostrar para ela que há soluções prontas no mercado que podem ajudá-la. Aqui seriam úteis conteúdos como Softwares de controle de estoque para pequenas empresas”. É o momento de apresentar sua ferramenta para ela.

4 – A  QUARTA  ETAPA seria a da Decisão  de compra

No fim do processo o consumidor analisa as opções e toma, enfim, sua decisão: é o momento da compra. Hora de mostrar os diferenciais da sua empresa em relação aos concorrentes e convencê-lo que o seu produto é a escolha certa!

Exemplo: Claudia se interessa pelo seu software e pesquisa mais sobre ele. Um post comparando ele com um concorrente pode ajudá-la a entender que a sua solução é a melhor opção. Ela ainda pode fazer um teste gratuito (trial) por um determinado período para testar a ferramenta. Ao final desse tempo, ela gostou da experiência e decidiu fechar a compra.

IMPORTANTE: Tudo isso precisa ser feito de forma planejada e organizada, para que os resultados de suas ações de marketing digital possam trazer os benefícios esperados e traçados em seus objetivos. Um software de marketing digital também é muito importante para o monitoramento e controle das ações digitais.