Os 5 erros que destroem a sua estratégia digital

1. Ignorar o público-alvo ou persona

Para que qualquer ação de marketing funcione, é preciso que seja pensada em função dos interesses do público-alvo ou da persona. Quando isso não acontece, é possível que a sua mensagem não chegue até as pessoas com o impacto necessário.

Um erro muito comum é o pessoal responsável pelo marketing ou comunicação da empresa acreditar que o perfil de seus consumidores é variado. Esse é o 1º sinal de que o planejamento está sendo mal-feito ou que simplesmente não existe.

É preciso definir sempre o perfil do consumidor ideal, pois é com ele que a sua empresa precisa falar, mesmo que existam outros consumidores com perfis diferentes.

Uma comunicação eficiente com um tipo de consumidor considerado ideal permite à empresa cativar pessoas que são mais propícias para serem fidelizadas. A consequência disso são resultados melhores.

A dica aqui é trabalhar com o conceito de persona, que é uma representação semi-fictícia justamente do seu consumidor ideal.

Com ela, você pode desenvolver uma estratégia de marketing digital mais específica ao direcionar sua mensagem às pessoas que têm mais chances de fechar negócio com a sua empresa.

2. Apostar em somente um caminho

No mundo dos investimentos, existe uma regra muito conhecida que diz: “diversifique a sua carteira”. A sentença se justifica: se você investir todo o seu dinheiro num único lugar, acaba ficando mais vulnerável a crises e pode perder seu dinheiro.

Assim é no marketing digital. De nada adianta você trabalhar somente com o Facebook, ainda que seja a rede social mais popular do mundo. O mesmo vale para outras redes sociais.

O fato é que cada rede possui as suas características próprias e contemplam um público específico. É preciso pensar em cada plataforma para somente então criar conteúdo voltado para os benefícios que elas podem trazer.

Um perfil no LinkedIn, por exemplo, pode não ter o alcance que sua empresa tem no Facebook, mas certamente garante a visibilidade necessária para que ela se promova diante de eventuais parceiros de negócio.

Já o Twitter permite uma comunicação instantânea e mais direta com o público, enquanto o Google oferece melhores resultados nas pesquisas do Google.

Isso significa que, para que a sua empresa consiga se destacar no ambiente on-line, ela precisa diversificar sua exposição, seguindo por vários caminhos para alcançar o público onde ele estiver.

O segredo é planejar o conteúdo a ser publicado, compreender o que cada canal pode oferecer para a divulgação dessas ideias e criar ações em função do objetivo da campanha. Isso é ser estratégico.

Com o foco na persona e em seus interesses, você tem maiores chances de se tornar relevante no meio online.

3. Não ter critérios quanto à frequência das postagens

Imagine a seguinte situação: você conhece o perfil de seu público-alvo, identifica um conteúdo que pode ser pertinente para ele e resolve divulgá-lo no Twitter de sua empresa.

Então, você publica e no dia seguinte percebe que o retorno foi muito abaixo do esperado. O que poderá ter acontecido?

Um dos erros mais comuns é desconsiderar a importância da frequência dentro da sua estratégia. São muitos os casos de empresas que amontoam conteúdo em suas páginas.

O problema é que, diante de tanta informação, o consumidor pode simplesmente passar a ignorar o seu conteúdo e até mesmo deixar de seguir a página.

Procure organizar a sua comunicação de maneira inteligente, considerando os horários e períodos de maior alcance da sua mensagem.

Evite também misturar assuntos diferentes. Quando você tiver uma ideia interessante, experimente separá-la em diferentes posts ao longo do dia em vez de concentrar numa única atualização.

4. Não mensurar resultados

No mundo do marketing digital não existe espaço para achismos. Isso porque a mensuração é um dos grandes diferenciais que a internet oferece em relação ao ambiente off-line.

Para tanto, existem métricas que permitem um acompanhamento mais próximo de cada ação desenvolvida em ambiente online, seja em redes sociais, blogs ou e-mails.

Por isso, é um grave erro deixar de apostar em:

  • o cálculo do retorno sobre o investimento (conhecido como ROI);
  • as taxas de conversão e de rejeição;
  • o custo de aquisição de clientes (CAC);
  • entre outras métricas.

Sem elas, o empreendedor não tem como avaliar se a campanha está seguindo no rumo ideal ou não.

5. Não estabelecer objetivos em função do que o mercado apresenta

As metas precisam ficar bem claras logo na etapa do planejamento de marketing para que todo o esforço feito seja em função delas.

E, para que essas metas sejam definidas corretamente, é preciso que a empresa alie o seu histórico a uma pesquisa aprofundada de mercado. Isso permite a identificação de oportunidades compatíveis com o seu potencial.

É fundamental que os objetivos sejam realistas e, principalmente, mensuráveis para que a comunicação trabalhe na criação de um elo entre a empresa e o público.

Por isso, um plano de marketing eficiente precisa, fundamentalmente, oferecer um diagnóstico do mercado em que a empresa atua, considerando variáveis como a concorrência, a economia e, claro, o ambiente interno da empresa.

Um erro comum acontece quando as empresas ignoram o mercado em que atuam para explorar as possibilidades do digital tendo como referência grandes marcas.

Assim, ao tentar imitar campanhas de empresas de outro setor, elas acabam perdendo tempo e dinheiro, pois sua comunicação se torna ineficiente.

Se sua empresa precisa desenvolver e executar estratégias digitais e comunicação, fale com gente em nossos canais digitais. www.agenciaestrategia.com