O que é Marketing de relacionamento e como aplicar 

Mais do que captar um cliente, uma empresa precisa saber como fidelizar junto à marca, e isso pode ser feito a partir de um planejamento de marketing de relacionamento, que pode seguir por diferentes caminhos. 

O marketing de relacionamento é uma estratégia que se concentra na criação de relacionamentos duradouros e profundos entre a marca e os clientes. 

Ao contrário da abordagem tradicional com foco em vendas, os principais objetivos do marketing de relacionamento são fidelizar e engajar o cliente.

A tecnologia ajuda o marketing de relacionamento

Entre diversos segmentos produtivos, a tecnologia faz a parte dela, e com o marketing de relacionamento e a ideia de fidelizar o cliente para repetir negócios, de forma constante e positiva, não seria diferente.

Por meio da comunicação e o atendimento de qualidade, a implementação de um software CRM (Customer Relationship Management), ou gerenciamento de relacionamento com o cliente, se torna um fator-chave para estabelecer um envolvimento de longo prazo com consumidores..

O marketing de relacionamento se afasta de metodologias que se concentram em uma venda única, sendo projetado para ajudar a desenvolver conexões fortes com os clientes, fornecendo informações adequadas às necessidades e interesses específicos.

Para fidelizar, de fato, o cliente, tudo é feito por meio de uma comunicação aberta, fazendo com que o marketing de relacionamento possa tocar as emoções humanas positivas, proporcionando uma experiência agradável desde o início da transação, indo muito além do fechamento da venda.

Uma estratégia de marketing de relacionamento bem-sucedida cria fortes vínculos com o cliente que levam a negócios contínuos entre as partes, bem como promoção boca a boca gratuita e geração de leads. 

O objetivo final do marketing de relacionamento é obter, manter e aumentar o número de clientes.

Fidelizar melhora na interação empresa x cliente

A melhor maneira de alcançar um relacionamento contínuo com os clientes é entender o gerenciamento da experiência do cliente, ou CEM (Customer Experience Management), que se concentra em melhorar a interação como meio de fidelizar à marca. 

O CEM está focado em comunicar com o cliente, que antes costumava ocorrer por telefone ou pessoalmente, porém, a maioria fez a transição para o ambiente online, recorrendo ao marketing digital, ao longo dos anos.

Para encaixar a estratégia de marketing de relacionamento, é preciso identificar em que ponto se encaixa no plano de negócios, a fim de incorporar técnicas para interagir com a base de clientes. 

A partir da finalização de uma venda, e encontrar potencial para mais negócios, é preciso fazer uma pesquisa, e entrar em contato com esse cliente. 

Uma maneira de reforçar a marca para um ex-cliente pode ser enviar um artigo útil, ou compartilhar uma promoção de produto ou serviço relevante que os beneficia em particular. 

A empresa pode fazer isso diferentes ferramentas propostas pelo próprio marketing digital, como:

  • Artigos e textos em blogs;
  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • Site e-commerce.

Ao realizar avaliações online, a empresa está comunicando os clientes que valoriza a opinião deles e se esforça para melhorar continuamente a satisfação enquanto consumidor. 

Os perfis de usuário nas redes sociais, por exemplo, oferecem a capacidade de rastrear a atividade do cliente e permitem que se cada um usando a tecnologia.

Por que o marketing de relacionamento importa?

A tecnologia, mais uma vez, ajudou a popularizar a internet e os smartphones e, com isso, os consumidores podem encontrar informações sobre produtos e serviços por conta própria.  

Como resultado, o número de consumidores que esperam que as informações sejam dadas a eles pelos vendedores, o que era comum anteriormente, diminuiu, e eles mesmos tomam medidas ativas para coletar informações. 

Essa mudança é uma das principais razões pelas quais o marketing de relacionamento se tornou tão importante.

Agora que os consumidores têm acesso fácil a informações online, a abordagem tradicional de tratar todos os clientes da mesma maneira, e fornecer a todos a mesma informação, é considerada menos eficaz. 

Tornou-se necessário fornecer informações personalizadas com base em dados. 

Sendo assim, as empresas precisam dividir as listas de clientes potenciais e existentes em segmentos, a fim de enviar conteúdo adaptado aos interesses e necessidades de cada um. 

Uma das principais ideias do marketing de relacionamento é tratar cada cliente como um indivíduo, e o conteúdo personalizado é apenas uma das formas de conseguir isso.

Conclusão

Há uma infinidade de softwares de automação de marketing que suportam estratégias de marketing de relacionamento rastreando, gravando e lembrando as informações do cliente.

Isso proporciona às empresas a vantagem e expande o relacionamento com os clientes, fornecendo soluções antes que eles precisem perguntar.

O marketing de relacionamento é um recurso extremamente benéfico para obter mais informações a cada venda, bem como melhorar a reputação da empresa para a experiência geral de atendimento ao cliente.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.