Estratégia em negócios

Para se criar estratégia em  negócios, precisamos ter a clareza e a definição sobre o que é estratégia, planos e táticas de comunicação.

A palavra estratégia vem do grego “strategos” a arte do general.

Estratégia em negócios pode ser definida como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos, postulados de forma a definir em que situação a organização se encontra, onde ela quer chegar? E que tipo de organização ela é ou deseja ser. O principal conceito a ser compreendido é nunca confundir estratégias de marketing com táticas de comunicação.

Por tanto, todo negócio precisa ter bem claro em seu planejamento, a definição de objetivos e metas a serem atingidos e conquistados, que podem ser feitas pelos sócios, diretores ou por uma consultoria.

estratégia de marketing está diretamente associada ao posicionamento da empresa que se fixa na memória do cliente através dos produtos e serviços que atendem suas demandas.  plano de comunicação é o passo seguinte. Após estudar e compreender o comportamento de compra do cliente, agrupa-se um conjunto de ferramentas e mídias formando um plano de comunicação. Este plano como objetivo propagar as mensagens para seu(s) público(s) através de um conceito criativo eficiente, que facilita a compreensão da mensagem e finalmente estimula a compra.

As estratégias em negócios  são ferramentas de marketing e comunicação vem se sofisticando dia a dia na busca pela personalização e engajamento com o cliente.

 É essencial ter uma estratégia de comunicação eficaz e adequada à realidade de cada empresa, pois são os conjuntos de decisões integradas que permitem à empresa atingir os objetivos esperados, bem como os meios a implementar para os concretizar e conquistar o sucesso.

Hoje em dia os anúncios em propagandas tradicionais criados pelas agências estão sendo reinventados por um acervo de conteúdos relevantes que através de diferentes canais, fazem a distribuição da mensagem chegar mais rápida e direta ao seu receptor, ou seja, conteúdos que geram conhecimento de forma simples e sintetizada criados e assinados por especialistas que emprestam sua credibilidade para a Marca.

O cliente, seja uma pessoa ou uma empresa, antes de comprar um produto ou contratar um serviço, pesquisa por credenciais, referências e testemunhais de clientes, o que justifica o engajamento pelo conteúdo relevante e a personalização das campanhas de marketing e comunicação.

O conteúdo agora é a alma do negócio

O cliente tem o controle sobre a informação que deseja receber personalizando, segmentando e regionalizando seus canais de comunicação. São leais às suas fontes de pesquisa: portais específicos, blogs e redes sociais.

Cada vez mais as estratégias de negócios  serão uma extensão baseadas na experiência de compra do cliente. Se sua empresa ainda não utiliza um estratégia poderosa para promover o seu negócio, é hora de falar com a gente!