Soluções Criativas em Negócios
Contate-nos! (12) 3145-4342
atendimento@agenciaestrategia.com

Facebook  Instagram

3 dicas para o seu cliente escolher você no lugar do seu concorrente

Sua marca precisa ter uma proposta de valor!

 

Segundo Philip Kotler, uma marca deve se diferenciar dos seus concorrentes tanto pela logomarca, qualidade do serviço, qualificação técnica dos profissionais e, acima de tudo, pela construção e consolidação de sua identidade.

E aqui reside um desafio que muitos empresários e comerciantes deixam de lado. Construir uma marca que e como transmitir isso ao nosso público.

Uma dica que costumo dar aos  nossos clientes e que tenham bem claro qual a definição do seu negócio e seu posicionamento. Vale muito a pena fazer estas perguntas para si mesmo: Qual a sua proposta de valor! O que faz um futuro cliente escolher você, ao invés do seu concorrente? Tenha essas respostas claras e o resto fica mais fácil.

Ouvir e perguntar são ferramentas fundamentais para iniciar uma mudança no estado atual do seu negócio em direção aos objetivos e metas que você deseja e planejou. Para que fique mais fácil e prático, separei 3 dicas para que essa transformação aconteça e a construção de sua marca começa acontecer.

Dica 1
Fazer perguntas para identificar problemas e oportunidades

Olhando para seu site, você contrataria seu próprio serviço? Se você ainda não tem um e bom pensar em ter!

O que seus colaboradores estão falando sobre sua empresa ou loja?

O que outras empresas estão falando sobre seu negócio? Como você é visto dentro do seu próprio mercado?

É importante pensar porque você criou sua empresa e por qual razão um potencial cliente escolhe seu serviço, ao invés do seu concorrente.

Se ainda não tem essas respostas com clareza que tal começar com perguntas simples para identificar de maneira clara o público que sua empresa atende?

Vamos a algumas:

  • Qual tamanho de empresa você atende?
  • Atua com um segmento específico?
  • Você abrange um mercado local, regional, nacional, internacional

Depois disso defina sua(s) personas, que nada mais é que seu comprador ideal, aquele para o qual seu produto ou serviço melhor se encaixa.

Vamos às estratégias:

Dica 2
Seja Autoridade no seu segmento

A tendência de todo consumidor é de confiar em pessoas ou empresas que são autoridade no assunto.

A construção dessa autoridade envolve ajudar as pessoas a resolver problemas. Isso mesmo, simples assim, seu papel deve ser resolver uma dor, sem necessariamente ter a intenção de fazer uma venda.

Espalhe conhecimento! Você deve estar se perguntando como. A ideia é gerar conteúdo que ajuda sua Persona a resolver algum problema que está relacionado ao seu serviço. Depois é só fazer esse conteúdo chegar até seu público.

Uma boa estratégia para isso é utilizar o Marketing Digital, que existem vários canais disponíveis para fazer com que esse conteúdo chegue até seu púbico.

Relacione-se com as pessoas. Se você disponibilizou canais de contato, tenha certeza de que as pessoas receberão resposta para as interações. Sempre responda os comentários nas suas redes sociais. Caso tenha algum formulário de contato no site, avalie se ele é respondido e as demandas estão sendo encaminhadas.

Já pensou quão frustrante deve ser fazer uma pergunta ou solicitação através de um canal que você deixou aberto para seu público e não receber nenhuma resposta?

Mantenha a regularidade na construção da sua autoridade, além da qualidade, você precisa se preocupar com a frequência. Essa é uma construção que leva um tempo para acontecer, o trabalho é eterno.

Dica 3 .
Seja especialista de um serviço ou nicho

Construir sua marca significa fazer escolhas, o chamado trade off, que vão significar necessariamente abrir mão de outras. Você não vai conseguir agradar todo mundo. O caminho, nesse caso, é olhar para o mercado que sua empresa atende e entender se existem segmentos e/ou nichos para especializar seu atendimento. Dessa maneira, você passa a ser referência para aquelas empresas do segmento e, quanto mais atender esse mercado, mais conhecimento e cases de sucesso.

Outro caminho é se especializar em um serviço ou um atributo que seus clientes entendem e enxergam como característica na sua marca. Pode ser o melhor atendimento, a melhor entrega um ótimo preço etc.

Com um pequeno investimento é possível promover ações que podem enaltecer seu produto ou serviço. Quanto mais claras forem as estratégias da sua ação, mais resultados você vai obter.

Seu ativo intangível mais relevante é sua marca.

Tenha em mente que a construção da marca da sua empresa interfere na percepção que o mercado e seu cliente tem dela.

Caso precise de uma consultoria em estratégias de comunicação, estamos prontos para lhe ajudar nessa jornada. Fale com a gente!