Criatividade é o nome do atributo que vai gerar ótimos resultados para o seu negócio em 2020.

 

A criatividade em negócios pode transformar e descobrir novos caminhos e soluções que estão no dia a dia do seu negócio.

Em tempos de turbulência na economia e nebulosidade sobre o futuro do país, resta um caminho: investir na criatividade nos negócios e apostar mais do que nunca em ideias inovadoras.

Estamos falando sobre a questão de que muitos negócios surgem motivados pelas mesmas ideias, que se propõem a resolver os mesmos problemas e, muitas vezes, com a mesma solução.

criatividadeemnegocios

Ou até mesmo na própria rotina empresarial em que diretores, líderes, gestores e até os colaboradores sugerem soluções que já são ultrapassadas para resolver as demandas do dia a dia.

Nesse sentido, a criatividade é um grande diferencial para que qualquer empresa possa ter sucesso, independente se ela esteja em seus primeiros passos ou se já tenha um bom tempo de estrada.

Até porque, criar produtos e serviços novos ou então, trabalhar na revisão de rotinas e processos para inovar na forma de fazer as coisas para gerar ganho de produtividade e redução de custos. Tudo isso pode ser feito através da criatividade!

Além disso, é possível pensar em diversas maneiras de atrair e fidelizar seus consumidores, repensar todos os pontos de contato da marca, aumentar as margens de lucro do negócio, dentre outras coisas.

Sendo assim, usar a criatividade para essa finalidade é nada mais nada menos do que inovar, que é simplesmente encontrar uma maneira diferente e mais eficaz de gerar valor para o negócio ou resolver as dores de determinado mercado.

Pensando nisso, queremos propor algumas maneiras de aguçar a sua criatividade e fazê-la trabalhar a favor do seu negócio.
Confira dicas para estimular a sua criatividade.

Estimule a criatividade

Ao contrário do que muitos pensam, a criatividade pode ser sim desenvolvida e aprimorada com o tempo, basta ter foco e determinação em ações que estimulem isso.

Por mais que uns possuam ela mais forte do que outros, todos possuem plena capacidade de desenvolvê-la.

Por isso, preparamos alguns pontos que podem lhe ajudar no dia a dia em como ser criativo no mundo dos negócios. Veja:

Abra sua mente

Uma das coisas que nos deixam cansados durante a nossa rotina diária e dificulta o processo criativo é fazer sempre as mesmas coisas. Então, saia da zona de conforto e busque por novas experiências.

Por exemplo, faça um trajeto diferente da sua casa para o trabalho.
Escolha algum esporte diferente para aprender a praticar. Leia um livro com um tema novo que seja fora do seu conhecimento.

Isso contribuirá muito para desenvolver mais o seu lado criativo, além de ser um pilar de sustentação fundamental para surgir cada vez mais novas ideias em sua mente.

Cultive as pessoas inovadoras

As pessoas são a principal força motriz de qualquer negócio.
Portanto, fica difícil ter uma cultura de criatividade e inovação na empresa sem que as pessoas possam contribuir.

Então, busque montar um time que seja comprometido a criar algo diferente, que não seja apegado ao padrão e esteja disposto a mudar as regras do jogo a qualquer hora.

Caso a sua equipe já está formada e não possui o hábito de utilizar a criatividade para inovar, cabe a você ser o grande facilitador desse processo, estimulando o uso da inovação e da criatividade dentro dos mais diversos processos que é responsável.

Simplifique seu trabalho

Lembre-se cada vez mais, as coisas mais simples são as que geram mais resultado. Aplique o ditado que diz; menos e mais.

Pode parecer bobagem, mas muitas vezes queremos fazer nosso trabalho de forma perfeita e isso acaba gerando muita complicação.

Então, elimine algumas dessas complicações diárias que são mais recorrentes. Isso pode ser feito organizando sua caixa de emails ou deixando o ambiente de trabalho em ordem.

Dessa forma, será muito mais fácil pensar em soluções que sejam práticas e inovadoras no seu dia a dia.

Seja curioso e questionador

Há um velho ditado que diz que quem procura acha! E acha mesmo! Basta ser curioso e não se contentar com as primeiras respostas que encontrar ao pesquisar um assunto.

Sendo assim, evite resolver as situações que precisa lidar no dia a dia apenas de forma superficial, busque se aprofundar no assunto, colete o máximo de informações possíveis e pesquise maneiras diferentes de resolver essa demanda.

Até porque, em alguns momentos, os detalhes que aparentemente parecem ser mais irrelevantes são os que trazem consigo a melhor solução para o problema.

Procure desenvolver um ambiente criativo

Já falamos sobre isso em um dos tópicos anteriores, mas é sempre bom reforçar que um ambiente onde o fluxo de ideias é livre, é mais criativo.

Sendo assim, o papel do empreendedor vai muito além de entender em como ser criativo, mas saber criar esse ambiente de forma efetiva.

Isso pode ser feito utilizando as suas habilidades de liderança para conduzir a equipe a encontrar soluções e ideias que sejam boas para o negócio.

Busque conhecimento extra

Conhecimento nunca é demais e ajuda muito no processo criativo de qualquer pessoa. Então, tente sair do senso comum e busque conhecimento em áreas que sejam diferentes do seu trabalho do dia a dia também.

Isso irá contribuir para encontrar soluções diferentes para resolver demandas que são antigas, mas nunca foram solucionadas, pois sempre é proposto resoluções parecidas.

Então, procure pelas mais diversas fontes de estudo: pode ser a própria internet, os livros, cursos e até filmes.

O que vale é a intenção de aprender algo novo, assimilar aquilo e aplicar no dia a dia e desenvolver a criatividade através dessa ação.

Aprenda com a história

Saiba que a história tem muita coisa a nos ensinar a respeito de como ser mais criativo para resolver as mais diversas situações do dia a dia.

Afinal, ela tem vários exemplos de pessoas que construíram grandes benefícios para a humanidade, independente se foi no mundo dos negócios ou não.

Portanto, não se prenda somente a histórias de negócios para buscar exemplos e inspirações.

Busque, acima de tudo, as que mudaram a história de forma significativa e também de outros empreendedores que são inspiradores e que você já conhece.

Estudando melhor como foram essas trajetórias, é possível aprender e aguçar ainda mais a sua criatividade e inovação.

Preze pela simplicidade

Por fim, nossa última dica é que você preze pela simplicidade. Assim como falamos anteriormente, na grande maioria das vezes a solução está no simples e não em buscar respostas que sejam “perfeitas” e complexas.

Podemos dizer que a criatividade pode fazer toda a diferença no dia a dia de uma empresa. Por isso, acreditamos que cada uma dessas dicas vai ajudar você e sua equipe nesse processo.